Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Como agilizar o pedido de serviços do INSS

há 7 anos

Como agilizar o pedido de servios do INSS

Não é sempre que o segurado precisa ir a um posto do INSS para solicitar serviços previdenciários. Há uma série deles que podem ser conseguidos por atendimento remoto, seja pelo site www.previdência.gov.br, seja pelo telefone 135. Sem precisar enfrentar filas, o segurado consegue, por exemplo, consultar o extrato de pagamento do mês, atualizar endereço e até acompanhar como andam seus pedidos de benefício ou revisão. Para quem está prestes a se aposentar, também é possível fazer uma simulação para saber quanto será a renda mensal.

Para quem já é aposentado, dá para pedir a segunda via da certidão de saque do PIS/Pasep e FGTS, além da carta de concessão. Quem ainda não é inscrito no INSS também pode usar o site para começar a pagar a seguridade social. A inscrição é feita de forma on-line.

Atualmente, o beneficiário também consegue desbloquear a senha do CNIS pela internet ou pelo telefone e não precisa mais ir à agência para conseguir o primeiro acesso ao extrato. O novo serviço faz parte de uma página de serviços chamada INSS.

De acordo com a Secretaria da Previdência Social, o objetivo é, progressivamente, aumentar as funcionalidades desta plataforma para o cidadão ter mais autonomia para requerer benefícios.

“Em outras fases de lançamento, será disponibilizado o acesso a serviços como ‘Histórico de Crédito e Consignação’, ‘Situação e Declaração de Benefício’, ‘Nada Consta’ e ‘Acompanhamento de Perícia Médica’. Não foi informado, porém, o prazo para a liberação dessas novas funções.

Enquanto o INSS não libera o pedido de benefícios on-line, o segurado deve utilizar os meios eletrônicos para agendar os pedidos e, assim, não correr o risco de perder a viagem caso vá ao posto diretamente.

Entre os serviços que exigem agendamento estão pedido de aposentadoria, seja por tempo de contribuição, idade ou deficiência. Na aposentadoria especial, é preciso marcação da modalidade tempo de contribuição e, no dia acertado, apresentar a documentação indicando que trabalhou em contato com agentes insalubres.

Para a aposentadoria por invalidez e os auxílios-doença e de acidente, é necessário marcar uma perícia. O direito a um desses benefícios é decidido por um médico-perito do instituto.

P. S.: Este artigo foi disponibilizado no boletim da AASP de 20/01/2017. Esta de forma clara e direta, e por isso, compartilho dando o devido crédito.

  • Sobre o autorEm defesa dos interesses de Servidoras e Servidores Públicos Municipais
  • Publicações9
  • Seguidores18
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações196
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-agilizar-o-pedido-de-servicos-do-inss/420150490

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)